quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O LÚDICO NA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DI

As atividades lúdicas são extremamente importantes na aprendizagem. O lúdico influencia o desenvolvimento do aluno, ensinando-o a agir corretamente em uma determinada situação e estimulando a sua capacidade cognitiva.
Segundo Vygostky, 1989 os jogos proporcionam o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.
Em um jogo ou brincadeira a carga informativa pode ser tão significativa, e os apelos sensoriais podem ser multiplicados, tudo isso, faz com que o nível de atenção e interesse do aluno sejam mantidos, promovendo a retenção da informação e facilitando a aprendizagem. Portanto, toda atividade que incorporar a ludicidade pode se tornar um recurso facilitador na construção da escrita e leitura, e do pensamento lógico além de propiciar o desenvolvimento cognitivo.


BRINCADEIRA: BATATA QUENTE

  1.   Aspectos da Aprendizagem:
  • Desenvolver atenção e a percepção auditiva
  • Reconhecer as letras, relacionando grafemas e fonemas
  • Diferenciar letras de outros sinais gráficos
  • Desenvolver a leitura
  • desenvolver o pensamento lógico

     2) Descrição da Brincadeira
    Ao som de uma música qualquer a batata quente deverá passar de mão em mão. Quando a música parar, o aluno que estiver com a batata na mão deverá retirar de uma caixa (sílabas móveis, letras móveis, palavras, frases, provérbios populares, parlendas, números, material concreto, figuras geométricas etc). Esse material deverá ser selecionado previamente pelo professor e estar de acordo com o nível do aluno e/ou grupo.
*Essa brincadeira tem muitas possibilidades de ser aplicada na aprendizagem de alunos com deficiência intelectual nas diferentes áreas do conhecimento:

a) Na Alfabetização; possibilita o reconhecimento das letras, sílabas, memorização de palavras, leitura de frases, reconhecimento da letra inicial e final das palavras, ações, etc
b) Na Matemática: contagem do número de letras das palavras, reconhecimento de numerais, leitura dos numerais, reconhecimento do valor das cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, formas geométricas etc 
c) Nas Ciências: reconhecimento de produtos de higiene, cores, sons e ritmos, esquema corporal 
d) Nas Artes: mímicas, dramatização, representação pictórica.
e)Na Integração Social: socialização