terça-feira, 3 de setembro de 2013

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA INCLUSÃO

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA INCLUSÃO

A Tecnologia Assistiva é um auxílio que promove a ampliação das habilidades funcionais dos alunos com deficiência. Ela engloba produtos recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que darão mais autonomia, independência e qualidade de vida à pessoa com incapacidade funcional ou mobilidade reduzida. Os recursos de TA podem ser de baixa tecnologia, são aqueles construídos pelo professor do AEE e disponibilizados ao aluno. E os recursos de alta tecnologia são aqueles adquiridos após a avaliação do aluno, sob a indicação do professor de AEE.
O professor do AEE é o profissional mais indicado para pensar e pesquisar recursos de TA que poderão ser usados na SRM e depois de comprovada a sua eficácia serão demonstrados para o professor da sala comum que poderá lançar mão desse recurso, tornando possível a participação do aluno nas atividades propostas em sala de aula. O acesso aos recursos de TA será o fator determinante no processo de aprendizagem do aluno com deficiência.
A escrita é uma competência muito explorada no âmbito escolar. “Ao escrever a criança estabelece novas relações com o meio, internaliza conceitos, expõe suas ideias, ressignifica seus conhecimentos a respeito da língua escrita, registra-os e comunica-os”. (Bersch) Alguns recursos de TA podem ser indicados para facilitar a preensão do lápis ou da caneta quando detectamos prejuízos na motricidade fina do aluno.
Entre os produtos de TA oferecidos estão as órteses que são dispositivos que auxiliam o membro acometido. Elas controlam, preservam, modificam e aumentam a mobilidade com o intuito de corrigir e adequar desvios e contraturas articulares. A aranha mola é um tipo de órtese que tem a função de ser um facilitador para a escrita, auxiliando o seu movimento e controlando a atividade de pinça com realinhamento articular.
A Tecnologia Assistiva pode ser uma importante e grande aliada no processo de inclusão dos alunos com deficiência, “retirando-o do papel de espectador e atribuindo-lhe a função de autor.” (Bersch,2006)

Maria Jurema M. Peçanha
Rio, 03/09/2013

*TECNOLOGIA ASSISTIVA: ARANHA MOLA
 

                                       
*Fotos 1 e 2: Na imagem visualiza-se o recurso Aranha Mola confeccionado
com arame flexível e revestido com plástico resistente com receptor de
lápis, caneta ou pincel.


 

*Fotos 3 e 4: Na imagem visualiza-se duas mãos utilizando a Aranha Mola.
Esse recurso (órtese) é usado para reeducar, estabilizar ou auxiliar o
movimento da escrita controlando a atividade de pinça com realinhamento
articular, pode ser usado entre quaisquer dedo. Recomenda-se para casos específicos de reeducação da motricidade fina das mãos.

16 comentários:

  1. Parabéns pela pesquisa, Ju!!!! Adorei o texto!!! Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela pesquisa!!! Este recurso é maravilhoso para a Criança portadora de deficiência ter a oportunidade de registrar a escrita. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do teu texto. Como sempre. A dificuldade com as tecnologias assistivas é que são difícieis de comprar e o preços nem sempre é acessível. Por isso o profissional de SR tem que adaptar. No IHA acho que a gente consegue um exemplar. Será?

    A aranha mola é ótima para ajudar na motricidade fina e no traçado, influenciando diretamente no pegar no lápis coisa importante no processo de escolarização.

    ResponderExcluir
  4. Olá Maria Jurema,

    Adorei a sua postagem - simples, clara e direta. Você fez uma breve descrição das tecnologias assistivas e depois explicou melhor o recurso que você escolheu- a aranha mola. Acho importante essa breve explicação, pois eu mesma nunca tinha ouvido falar desse termo - tecnologia assistiva.
    ADOREI quando você colocou que a pessoa mais indicada para pensar e avaliar a tecnologia assistiva é o professor de AEE. Por isso, todos aqueles passos para a elaboração do plano de AEE são super importantes!

    Parabéns!! Sempre competente na execução dos seus trabalhos! E atenciosa conosco.

    Natasha Carvalho

    ResponderExcluir
  5. Olá Maria Jurema,

    Adorei o seu texto sobre tecnologia assistiva - claro e objetivo. Você fez uma breve explicação do que é tecnologia assistiva - o que eu acho super importante já que é um termo novo, que poucos conhecem. Eu mesma nunca tinha ouvido falar de TA.

    ADOREI quando você colocou que o professor de AEE é uma das pessoas indicadas a pensar e avaliar a TA que esta sendo usada pelo aluno com deficiência. Afinal, passamos por todas aquelas etapas para elaborar um plano de AEE específico para o aluno - e além do mais, lidamos com esse aluno semanalmente.

    Parabéns! Como sempre muito competente na elaboração dos seus trabalhos, textos.

    Natasha Carvalho

    ResponderExcluir
  6. Jurema,

    Seu texto está claro e com uma explicação bem didática ! Gostei muito. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o seu texto sobre TA. Já tinha visto imagens da aranha-mola, mas ainda não tinha a informação de como efetivamente ela funciona. Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o seu texto sobre TA. Até então já havia visto algumas imagens da aranha-mola, mas não sabia efetivamente como funcionava. Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Oi Jurema,
    Esses materiais (órteses) que você pesquisou, são muito interessantes e com certeza auxiliam no desenvolvimento da autonomia de nossos alunos. Tornando possível o movimento da escrita e facilitando a articulação do membro comprometido. Sendo um facilitador da aprendizagem. Parabéns !!!
    Rosana

    ResponderExcluir
  10. Olá Maria Jurema!

    Gostei muito do seu texto e da explicação sobre a aranha-mola e seu uso. Isto prova que para ser uma TA não é preciso grande custo econômico. Muitas vezes a criatividade se sobrepõe ao valor econômico. Parabéns!
    Sueli Pinho

    ResponderExcluir
  11. Olá Maria Jurema!

    Gostei muito do seu texto e das explicações sobre a aranha-mola. Isto prova que para ser uma TA não é preciso que sempre grande investimento econômico, às vezes, dependendo do caso, a criatividade é mais importante. Parabéns!
    Sueli Pinho

    ResponderExcluir
  12. Olá, Maria Jurema!

    Gostei muito do seu texto explicativo sobre a aranha-mola e seu uso. Isto prova que nem sempre o valor econômico agregado é o mais importante. Às vezes a criatividade é a melhor forma de se proporcionar TA que atenda às necessidades do aluno. Parabéns!
    Sueli Pinho

    ResponderExcluir
  13. Olá Maria Jurema !

    Gostei muito do seu texto explicativo sobre aranha-mola. Isto prova que para ser recurso de TA, nem sempre o valor econômico é o mais importante. Às vezes a criatividade é muito mais importante na solução do problema do aluno. Parabéns !
    Sueli Pinho

    ResponderExcluir
  14. Olá Maria Jurema !

    Gostei muito do seu texto explicativo sobre aranha-mola. Isto prova que para ser recurso de TA, nem sempre o valor econômico é o mais importante, às vezes devemos estar atentos à criatividade para a solução do problema do aluno. Parabéns !
    Sueli Pinho

    ResponderExcluir
  15. Maria Jurema, achei interessantes as imagens desse recurso, não tinha conseguido entender bem como funcionava a aranha mola através dos textos. Com as imagens ficou bem clara sua importância e ao mesmo tempo sua simplicidade. Parabéns!
    Ana Wille

    ResponderExcluir
  16. Maria Jurema, a escolha de imagens ajudou muito, não tinha entendido bem como funcionava a aranha mola atraves dos textos. Ficou bem clara a utilidade deste equipamento, tão simples e ao mesmo tempo tão funcional. Parabéns!
    Ana Wille

    ResponderExcluir