quarta-feira, 4 de junho de 2014

A Baixa Tecnologia para TGD



A comunicação humana é uma das práticas culturais mais significantes e fundamentais para o ser humano. Esse processo não é inato ou maturacional, mas sim sócio-histórico e se desenvolve ao longo da vida. (Rosangela Bez). As falhas na comunicação acontece quando, pelo menos um dos participantes apresenta déficits na construção ou na compreensão de sentidos e significados na forma da linguagem falada.
As pessoas com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) tem prejuízo na comunicação que afetam as habilidades verbais e não verbais podendo haver atraso ou falta total de desenvolvimento da linguagem falada. O uso da Comunicação Alternativa (CA) surge justamente para apoiar esse processo de comunicação, propiciando subsídios, ao suplementar, complementar ou construir um processo de comunicação.
O sistema de comunicação Alternativa é constituído de recursos, estratégias e as técnicas que apóiam modos de comunicação existentes (fala reduzida e pouco inteligível) ou substituem a fala.
Os recursos que auxiliam as pessoas na comunicação, podem ser de alta ou de baixa tecnologia.
As pranchas de comunicação são recursos de baixa tecnologia. Elas são superfícies onde inserimos os símbolos e o vocabulário que serão utilizados para expressar sentimentos, situações, fazer, solicitações e comentários. Podem ser construídas utilizando-se objetos, símbolos, letras, sílabas, palavras, frases, ou números. As pranchas são personalizadas e devem considerar as possibilidades cognitivas, visuais e motoras de seu usuário. Elas podem ser genéricas (contexto social /ações cotidianas) ou específicas (temática específica).
O AEE busca os instrumentos necessários à eliminação de barreiras que as pessoas com deficiência têm para relacionar-se com o ambiente externo.
As dificuldades funcionais de um aluno com TGD, na realização das tarefas podem ser transformadas em possibilidades funcionais e participação se for devidamente provido os recursos necessários, considerando o contexto educacional o qual está inserido, atendendo as suas necessidades, habilidades, gostos, desejos e preferências.

*Recurso: Prancha de Comunicação

*Público Alvo: Alunos com TGD (todas as faixas etárias)

* Local: sala de aula comum, SRM ( para abordar as atividades escolares ou conteúdos pedagógicos) na sala de leitura (poderá ser utilizada para fazer inferência na leitura das diferentes tipologias textuais).

*Desenvolvimento: As pranchas de comunicação serão usadas nas diferentes interações sociais que o aluno estiver participando. O professor selecionará fotos, figuras, desenhos ou objetos concretos relacionados aos diferentes temas que irá abordar. Em seguida confeccionará a prancha que poderá ser específica ou genérica. A interação aluno e professor é permanente a partir das imagens e as intervenções deverão ser balizadas com perguntas objetivas e que valorizem as respostas. Na atividade com as pranchas poderá ser permitido a sinalização do “sim” e do “não” ou através de gestos ou expressões dependendo da condição de comunicação do aluno.        
                                                              

5 comentários:

  1. Em nossas leituras no curso de AEE, este recurso teve um grande destaque para o trabalho com alunos com TGD. Achei que você escolheu muito bem! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, querida. Vindo de você o elogio, que considero mais que brilhante, sinto-me mais que lisonjeada. Parabéns a você pelo trabalho que realiza e pela sempre motivada aprendizagem.

    ResponderExcluir
  3. Seu trabalho, como sempre, está divino. Este recurso é ótimo para o uso com o aluno TEA e com outros também!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da proposta, principalmente, porque você destaca a necessidade da cumunicação oral respeitando as capacidades individuais. Importante observação.

    ResponderExcluir
  5. Dear Jurema,
    Atividades simples, de fácil confecção e execução, e que servem para diversas finalidades. Muito bom!
    Kisses,
    Ana

    ResponderExcluir