A
comunicação humana é uma das práticas culturais mais
significantes e fundamentais para o ser humano. Esse processo não é
inato ou maturacional, mas sim sócio-histórico e se desenvolve ao
longo da vida. (Rosangela Bez). As falhas na comunicação acontece
quando, pelo menos um dos participantes apresenta déficits na
construção ou na compreensão de sentidos e significados na forma
da linguagem falada. 
As
pessoas com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) tem prejuízo
na comunicação que afetam as habilidades verbais e não verbais
podendo haver atraso ou falta total de desenvolvimento da linguagem
falada. O uso da Comunicação Alternativa (CA) surge justamente para
apoiar esse processo de comunicação, propiciando subsídios, ao
suplementar, complementar ou construir um processo de comunicação. 
O
sistema de comunicação Alternativa é constituído de
recursos, estratégias e as técnicas que apóiam modos de comunicação
existentes (fala reduzida e pouco inteligível) ou substituem a fala.
Os
recursos  que auxiliam as pessoas na  comunicação, podem ser de
alta ou de baixa tecnologia. 
As
pranchas de comunicação são  recursos de baixa tecnologia. Elas
são superfícies onde inserimos os símbolos e o vocabulário que
serão utilizados para expressar sentimentos, situações, fazer,
solicitações e comentários. Podem ser construídas utilizando-se
objetos, símbolos, letras, sílabas, palavras, frases, ou números.
As pranchas são personalizadas e devem considerar as possibilidades
cognitivas, visuais e motoras de seu usuário. Elas podem ser
genéricas (contexto social /ações cotidianas) ou específicas
(temática específica).
O
AEE busca os  instrumentos  necessários à eliminação de barreiras
que as pessoas com deficiência têm para relacionar-se com o
ambiente externo. 
As
dificuldades funcionais de um aluno com TGD, na realização das
tarefas podem ser transformadas em possibilidades funcionais e
participação se for devidamente provido os recursos necessários,
considerando o contexto educacional o qual está inserido, atendendo
as suas necessidades, habilidades, gostos, desejos e preferências. 
*Recurso:
Prancha de Comunicação  
*Público
Alvo: Alunos com TGD (todas as
faixas etárias) 
*
Local: sala de aula
comum, SRM ( para abordar as atividades escolares ou conteúdos
pedagógicos) na  sala de leitura (poderá ser utilizada para fazer
inferência na leitura das diferentes tipologias textuais).
*Desenvolvimento:
As pranchas de comunicação serão usadas nas diferentes interações
sociais  que o aluno estiver participando. O professor selecionará
fotos, figuras, desenhos ou objetos concretos relacionados aos
diferentes temas que irá abordar. Em seguida confeccionará a
prancha que poderá ser específica ou genérica. A interação aluno
e professor é permanente a partir das imagens e as intervenções
deverão ser balizadas com perguntas objetivas e que valorizem as
respostas. Na atividade com as pranchas poderá ser permitido a
sinalização do “sim” e do “não” ou através de gestos ou
expressões dependendo da condição de comunicação do aluno.        


Em nossas leituras no curso de AEE, este recurso teve um grande destaque para o trabalho com alunos com TGD. Achei que você escolheu muito bem! Parabéns!
ResponderExcluirObrigada, querida. Vindo de você o elogio, que considero mais que brilhante, sinto-me mais que lisonjeada. Parabéns a você pelo trabalho que realiza e pela sempre motivada aprendizagem.
ResponderExcluirSeu trabalho, como sempre, está divino. Este recurso é ótimo para o uso com o aluno TEA e com outros também!
ResponderExcluirGostei muito da proposta, principalmente, porque você destaca a necessidade da cumunicação oral respeitando as capacidades individuais. Importante observação.
ResponderExcluirDear Jurema,
ResponderExcluirAtividades simples, de fácil confecção e execução, e que servem para diversas finalidades. Muito bom!
Kisses,
Ana